domingo, 21 de junho de 2009

Pequenas doses de Felicidade

Olha eu divolta...
Escrevo hoje algo que venho pensando algum tempo... Começou no inicio de uma tarde de terça-feira... Aguardando um amigo para começar um trabalho... Sentado no terminal rodoviário da Vila Madalena... Puta calor... Estava terminando um livro, tomando um suco e fumando um cigarro... no ouvidos meus inseparáveis fones tocavam o som do Sublime... E foi nesse cenário que de repente uma forte onda de alegria, entusiasmo, relaxamento e serenidade se apoderaram de mim, tradução... Felicidade... Analisando friamente não tinha muitos motivos pra esse sentimento... Mas naquele momento, me sentia completo... Tudo pareceu mais vivo... Cores, sons, cheiros... Naquele momento... Sem motivo algum... Eu era Feliz!
Tinha meus motivos, afinal nem tudo ia mal... Assim como não ia bem também... Acho que pra ninguém tem tudo indo bem, afinal o humano sofre de uma insatisfação permanente... e é exatamente por essa constatação que cheguei as minhas conclusões... A felicidade é servida em pequenas doses!
Acredito que até porque se a dose for muito alta... Uma overdose de felicidade acaba parando o coração... e a idéia não é essa...hehe. e por assim ser, essas doses vem na medida certa pra cada um... é como se fosse uma droga, uns tem mais resistência, outros menos, e todo mundo tem um limite...
Sabe quando você ta numa situação complicada no trabalho e ao chegar em casa, sua namorada(o), mulher (marido) ou o que quer que seja, te recebe com aquele abraço e beijo fortes e confortadores, que faz que nem que seja por um momento, todos seus problemas com o chato do seu(sua) chefe simplesmente desapareçam? Pois é....Nesse momento,talvez você nem se dê conta, mas você é feliz.... Ou então quando come algo que estava com vontade a tempos... ali você também é feliz. Ou então quando acorda assustado como horário e se lembra que naquele dia você não tem compromissos... Sim, nessa hora você também é feliz!!!
Às vezes,a felicidade vem numa dose tão pequena que você nem percebe, é quase que homeopático... Ela chega... Da um “oi” e vai se diluindo em meio a tantos outros pensamentos... Muitas vezes penosos, mesquinhos, chatos, preocupantes e vulgares.
Talvez ela apareça de modo tão sutil por apesar de persegui-la (tipo cachorro atrás do rabo), não a notamos ali do nosso lado, nas pequenas coisas e não a aproveitamos... Não se deve achar que se esta feliz apenas quando tudo for bem (lembremos da teoria do humano insatisfeito), ou quando “quase tudo” caminhar a contento, afinal, parafraseando tanta gente... A felicidade está nas pequenas coisas... Ou melhor, nos pequenos momentos!
Penso que meu objetivo não é buscar a felicidade, ou tentar ser imensamente feliz... Mas sim, conseguir “esticar” essa felicidade...permanecer em estado de felicidade o maior tempo possível, valorizando esses pequenos momentos, saboreando-os com calma, degustando com calma... São essas pequenas doses diárias de felicidade que fazem a vida valer os sorrisos que temos pra dar a ela...
O objetivo deve ser então, da forma mais natural possível, tornar esses momentos freqüentes...E tentar fazer com que ele não seja diluído até se esvair...É aproveitar essa sensação com toda dedicação, para que se possa usar até o ultimo pedacinho dessa sensação de levitar...